terça-feira, 25 de março de 2008

Operação Marmelada, de Manuela ribeiro, por Sandra Cabral


Esta história começou numas férias de Ricardo e de Miguel em férias de Carnaval. Quando os dois amigos souberam que um oficial da força área foi raptado, os dois desconfiaram de uns estranhos mascarados que pareciam andar por tudo o que é sítio. Apesar de não terem provas, tudo levava aos mascarados. Os dois resolveram o mistério: o oficial da força aérea foi raptado por causa de uma simples receita de marmelada que foi confundida com algo mais valioso.



Ribeiro, Manuela, (ilustração de Pedro Morais) Operação Marmelada, Editora Âmbar , Porto.

Sandra Cabral, 8ºF

domingo, 9 de março de 2008

Os Lusíadas, 9ºE


Ao longo das últimas aulas, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 9º E começaram a ler e a analisar Os Lusíadas de Luís de Camões. Inicialmente, foi a medo, o medo do desconhecido, em seguida surgiu a compreensão da mensagem e, agora, interiorizaram as palavras e o valor de Camões.
No último teste, foi-lhes proposto um desafio: construir um texto com o qual motivassem outros colegas para a leitura d’Os Lusíadas. A adesão foi grande e, por isso, nada melhor que incluir as suas opiniões no blog.
É meu desejo que estas linhas possam motivar para a leitura de tão grande obra literária e fazer perceber a importância do povo lusitano. Os alunos do 9º E já compreenderam.

A profª Rosa Machado



“Aconselho-vos a ler a obra Os Lusíadas de Luís de Camões, porque fala da história de Portugal e da coragem do povo português, principalmente dos navegadores. Camões fala também da forma como Vasco da Gama e outros portugueses descobriram o caminho marítimo para a Índia.
É uma obra complicada, mas muito interessante.”

Tiago Silva, nº 17



Os Lusíadas é um texto poético interessante que fala de outros tempos passados, dos Descobrimentos levados a cabo pelo povo português. D. Sebastião foi um rei que fez tudo pelo seu povo assim como Camões que escreveu esta obra em decassílabos, ou seja, versos com 10 sílabas métricas e estrofes de oito versos. As pessoas, na Antiguidade Clássica, adoravam vários deuses, como a deusa da água e até a deusa do amor. Camões aproveitou a influência dos antigos e também ele refere os seres sobrenaturais.
É uma obra maravilhosa e com muitas histórias da vida deste povo lusitano.”

Pedro Barbosa, nº 12



“Ó caros colegas, devem ler Os Lusíadas. É uma obra espectacular, porque assistirão à viagem marítima de Vasco da gama para a Índia, lerão a Dedicatória de Camões, grande poeta português, ao El-rei D. Sebastião. O autor pede ajuda às Tágides para escrever a sua obra fantástica.
Devem ler! Vão gostar!”

Marco Filipe Gonçalves, nº 11


“Os Lusíadas é um grande texto português, que conta os feitos dos portugueses ajudados por seres sobrenaturais. O autor desta obra é Luís de Camões, um grande escritor português. É desta obra e mais algumas que nos devíamos orgulhar, porque foi graças a essa obra que nós, povo português, ficamos (re)conhecidos a nível mundial. Todas as pessoas deviam lê-la para ficarem a saber quanto o nosso povo foi corajoso não só por ter descoberto o Brasil mas também outras terras.”

Emanuel, nº 4



“Aconselho todos os alunos a ler Os Lusíadas, porque é uma obra interessante e não como todos dizem que é um bicho-de-sete-cabeças. Esta história tem coisas interessantes e palavras muito divertidas. Eu, quando comecei a ler, comecei a gostar, mas enquanto não o fiz, dizia que era grande seca e que não ia gostar. Quando começarem a ler, também se vão interessar muito.”

Ana Isabel, nº 2


“Eu estou a adorar ler a obra Os Lusíadas e aconselho-o vivamente a toda a gente, porque é uma obra esplêndida, genuína e maravilhosa, pois Luís de Camões foi sem dúvida um génio da literatura portuguesa. Ele, sim, sabe verdadeiramente a importância do povo português, revela patriotismo, elogia tanto o povo, que ficamos ainda mais orgulhosos de ser portugueses. Não só ficamos orgulhosos mas também contentes por saber que Portugal contribuiu e muito para a História do mundo.”

Mafalda Silva, nº 10




“É importante ler Os Lusíadas, até porque tem bastantes informações importantes e ensina-nos também a compreender certas coisas.”

Ana Cláudia Silva, nº 1

“Ao longo das aulas de Português, fui lendo Os Lusíadas e acho que é uma obra interessante, porque Camões conta os feitos dos portugueses e diz também a quem dedica o seu livro. Também acho que é interessante ler Os Lusíadas, porque conta tudo o que os portugueses tiveram que fazer naquela época.”

Ricardo Jorge Silva, nº 13

“Camões é um dos grandes escritores portugueses e a razão pela qual ele é um grande escritor é pela sua obra mais conhecida intitulada Os Lusíadas.
Nesta obra, ele retrata a magnitude do povo português, contando algumas das suas viagens e os feitos deste grande povo.
Podemos achar que estudar esta obra é muito difícil e as pessoas não a lêem por essa razão, mas se não a lerem nunca saberão se é verdade e, por isso, devemos ler esta obra.”

Tiago Oliveira, nº 15



sexta-feira, 7 de março de 2008

Semana da leitura


O 8ºF, depois de uma agradável conversa com João Pedro Mésseder, convidou o escritor para um projecto de escrita colaborativa.
Posted by Picasa

semana da leitura | imagens



Posted by Picasa

quinta-feira, 6 de março de 2008

Leituras fora de portas


Na segunda-feira, dia 3 de Março, o 8ºF visitou a Escola do Falcão e partilhou algumas leituras com os alunos da professora Helena. Estes, simpaticamente, retribuiram com umas quadras alusivas a "O Aquário". No fim, o 8ºF passou pela sala do ensino especial e leu a o poema ao Fábio, ao Vasco e à Jessica.
Posted by Picasa

domingo, 2 de março de 2008

O Aquário em poesia | 8ºE


Era uma vez
Um mundo extraordinário
Com muitos peixes
Todos juntos num aquário.

Sempre triste andava o vermelho,
Sozinho e renegado.
Quando o negro chegou
Deixou de ser abandonado.

Durante tempos eram quatro
Mas um dia tudo mudou
O peixe negro chegou
E a vida do vermelhinho melhorou

Contudo uma doença chegou
E essa aí se alastrou.
Todos se viraram contra o negro,
Só um amigo lhe restou.

Era um peixe muito peixe
Que um dia ao aquário chegou.
Muito medo tinham dele,
Mas grande amigo se tornou.
Cláudio, Tiago F., Fábio 8ºE

Lipograma | O Aquário


Depois dos lipogramas, elaborados pelo 1oº ano, o 8ºF decidiu reescrever a história sem "e":



No aquário , vivia um trio de animais marinhos azuis. Um dia, o dono do aquário pôs aí mais um bicho aquático carmim. O trio azul não gostou muito do novo inquilino, por isso não partilhavam sua comida. O rubro principiou a ficar muito fraco, mas tudo mudou com a vinda do animal marinho listado. O novo morador com tons nocturnos ficou amigo do rubro. Andavam juntos para todo o lado. Os azuis tinham pavor do novo morador. Um dia, o das riscas, mais o trio, ficou indisposto. Os azuis culpavam o mais nublado, só o rubro suportava tudo, cuidando com afinco dos outros. Mas, ainda assim, foi contagiado com a indisposição. Conseguiu, contudo, chamar por ajuda. O rapaz, com o pai, trocou a agua do aquário e tudo ficou limpo. A harmonia voltou ao aquário: agora nadam, com satisfação, todos juntos.